Artigos

1212/2016

Relatório “Climate finance and poverty” em parceria Development Initiatives e GIP

O Development Initiatives, instituto de pesquisa britânico, em parceria com a Gestão de Interesse Público, lançou um relatório que explora os fluxos internacionais públicos de financiamento climático dos países desenvolvidos para os países em desenvolvimento. […]

Read More

0512/2016

Fé no clima: Comunidades religiosas e mudanças climáticas

Em publicação no “Journal of Interreligious Studies”, Alice Amorim, Denise Pini Rosalem da Fonseca e Maria Rita Villela descreveram a iniciativa “Fé no clima: Comunidades religiosas e mudanças climáticas" realizada entre maio e setembro de 2015 no Rio de Janeiro.

Read More

0512/2016

O recorde indesejável

Em artigo publicado no O Globo, Alice Amorim analisa a temática das mudanças climáticas e traça um paralelo com as Olimpíadas 2016, realizadas no Rio de Janeiro.

Read More

2206/2016

Resultados da COP 21 e a participação do BASIC

O GIP em parceria com o BRICS Policy Center, lançou o policy brief "Resultados da COP21 e a participação do BASIC" identificando os principais resultados do Acordo de Paris.

Read More

1506/2016

O Acordo de Paris terá influência sobre o bloco dos BRICS?

Em publicação do BRICS Voices, Alice Amorim e Ana Toni falam sobre como o Acordo de Paris poderá influenciar os BRICS no que concerne ao seu modelo de desenvolvimento, matriz energética e na atuação do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD).

Read More

2004/2016

Três meses pós Paris

Em artigo publicado no O Globo, Alice Amorim analisa as perspectivas para a implementação das metas definidas no Acordo de Paris no Brasil e o seu potencial para promover um desenvolvimento sustentável no país.

Read More

0701/2016

O Rio que estamos perdendo

Em artigo para o O Globo, Ana Toni analisa os efeitos das mudanças climáticas que já afetam o Rio de Janeiro e as medidas de mitigação e adaptação que já estão sendo levadas a cabo.

Read More

2112/2015

BRICS: Financiamento Climático e os compromissos do INDC

Alice Amorim analisa as seções de Financiamento e Meios de Implementação dos Compromissos Pretendidos Nacionalmente Determinados (INDCs) dos BRICS para a Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima, demonstrando as nuances em suas abordagens relacionadas a este tópico e permitindo comparações interessantes. Por meio da análise, é possível concluir que não houve alinhamento substancial entre os BRICS em relação a um perfil de contribuição comum ou sequer uma narrativa ou estratégia reforçando o princípio das “Responsabilidades Comuns, mas Diferenciadas e Respectivas Capacidades” (CBDR-RC). Quando consideramos a Rússia, qualquer tentativa de narrativa comum parece ser nula.

Read More

1911/2015

Infográfico INDC dos BRICS

O GIP em parceria com o BRICS Policy Center, Instituto Clima e Sociedade, Instituto de Relações Internacionais da PUC-RIO e a OXFAM Brasil elaborou infográfico para representar de forma mais clara e acessível as Contribuições […]

Read More

1911/2015

Diplomacia Religiosa: Uma virada no jogo do clima?

POR ANA TONI E ALICE AMORIM

Nesta semana, os discursos que o Papa Francisco fez durante sua visita aos EUA, incluindo na abertura da assembleia geral da ONU, referendou sua posição de porta-voz e ator político […]

Read More