Graciela Hopstein

Formada em Educação pela Universidade de Buenos Aires (UBA); Mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e Doutora em Política Social pela Universidade Federal de Rio de Janeiro (UFRJ).

Atua (e atuou) como pesquisadora e consultora em organizações sociais e do terceiro setor (Agência 21, Instituto Dialog, Iets, Comunitas, BrazilFoundation, Fundo Social Elas, Instituto Rio, Rio como Vamos, Fundo Socioambiental CASA) prestando serviços na área de facilitação de reuniões; desenvolvimento de diagnósticos, estudos e análises; formação de lideranças e gestores sociais; monitoramento e avaliação; apoio a projetos (grantmaking) na área de justiça social, direitos humanos e desenvolvimento comunitário); e planejamento estratégico institucional e de territórios.

Participou no desenvolvimento de pesquisas de avaliação de políticas públicas para organismos públicos nacionais (FINEP; SEBRAE e SETRAB, Ministério de Cultura), para instituições que atuam na área de responsabilidade social e investimento social privado (Vale, Shell, Energias do Brasil), e para organismos e organizações internacionais (BID e Fondo de Acción Urgente de América Latina).

Foi pesquisadora associada a laboratórios vinculados a universidades públicas (Labtec/UFRJ e LPP/UERJ) e à sociedade civil (Instituto Nupef) desenvolvendo estudos relacionados a temáticas de educação, desenvolvimento local e de territórios, movimentos sociais e culturais no Brasil e na América Latina, governança na Internet e inclusão digital. Atua (e atuou) como docente de ensino superior em programas de graduação (UBA e UFF) e de pós-graduação (Centro Universitário da Cidade/IPEJUR e CEDAP/UFF e CEAD/UNIRIO). É autora de livros e artigos científicos sobre as temáticas vinculadas às áreas de atuação.

É fellow do 2014 Senior International Fellows Program (Center on Philpanthropy and Civil Society. The Graduate Center. The City University of New York)

Nos últimos anos atuou como diretora executiva do Instituto Rio, uma fundação comunitária que apoia projetos na Zona Oeste do Rio de Janeiro.

Contatos:

E-mails: gracielahopstein@gmail.com; ghopstein@uol.com.br