Fundo Elas e THEMIS – Gênero, Justiça, Direitos Humanos 

A Themis – Gênero, Justiça e Direitos Humanos é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que desde a década de 1990 atua na promoção e defesa dos direitos fundamentais da mulher.

O Fundo Elas é um organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que desde o ano 2000 promove e fortalece o protagonismo das mulheres.

O que fazemos

Avaliação de Projetos e Programas

Público

Organizações da sociedade civil (OSCs) que atuam com direitos humanos

Local

Brasil

Cliente

Themis – Gênero, Justiça e Direitos Humanos

Fundo Elas

Período

2016-2017

 

O DESAFIO

Avaliar a execução e os resultados do projeto “Trabalhadoras domésticas: construindo a igualdade no Brasil” (2012), desenvolvido pelo Fundo Elas e Themis com apoio financeiro do Fundo para Igualdade de Gênero da ONU Mulheres. O projeto teve como objetivo promover o fortalecimento institucional dos sindicatos de trabalhadoras domésticas e apoio para as ações de articulação, mobilização e pressão destes sindicatos para o reconhecimento e regulamentação de seus direitos trabalhistas.

 

A SOLUÇÃO

Realizamos uma avaliação tendo como foco os atores diretamente envolvidos na execução do projeto e os materiais produzidos a partir do projeto.

A construção dessa avaliação foi realizada a partir de reuniões com membras das organizações proponentes e da entidade financiadora; presença, observação e análise no evento “Diálogos sobre o Trabalho Doméstico”, em 25 de julho de 2015, em Porto Alegre; realização de entrevistas com representantes de sindicato, da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (FENATRAD), das organizações proponentes e da financiadora; e revisão de documentos relevantes do projeto, como propostas e relatórios.

Após análise das entrevistas individuais, dos dados coletados em reuniões e encontros e dos documentos do projeto, preparamos e apresentamos um relatório final aos nossos clientes.

 

OS RESULTADOS

  • Descrição das principais atividades previstas e efetivamente realizadas pelo projeto
  • Apresentação dos principais ganhos decorrentes do projeto tanto para os sindicatos quanto para as organizações proponentes
  • Mapeamento dos principais desafios e pontos de atenção das instituições organizadoras, das organizações participantes do projeto e da interação entre estas