Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)

Organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que desde a década de 1980 desenvolve projetos, pesquisas e metodologias para melhorar a qualidade da educação pública em parceria com escolas e espaços educativos públicos e com iniciativas de enfrentamento das desigualdades.

O que fazemos

Pesquisas Temáticas e Mapeamentos de Atores

Público

Organizações da sociedade civil (OSCs) que atuam com formação de docentes

Local

Brasil

Cliente

Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária – CENPEC

Período

2016-2017

 

O DESAFIO

Visualizar o conjunto e a diversidade de iniciativas de organizações da sociedade civil que atuam na formação e capacitação de profissionais da educação básica, com o objetivo de potencializar essa ação e identificar lacunas, desafios e oportunidades de atuação.

A SOLUÇÃO

Realizamos um estudo tendo como foco as OSCs que atuam com formação continuada de professores da educação básica.

O processo foi desenhado em três etapas, com diferentes abordagens metodológicas: pesquisa quantitativa e em fontes secundárias, entrevistas individuais em profundidade e um seminário colaborativo. O Instituto Paulo Montenegro desenvolveu, aplicou e tabulou a pesquisa quantitativa.

Na primeira etapa, identificamos o conjunto de OSCs que participaram da pesquisa quantitativa e qualificamos os elementos a serem abordados, por meio de entrevistas individuais com representantes da área de educação e gestores públicos.

Na segunda etapa, enviamos um formulário online com perguntas sobre a organização e sobre os programas, projetos e ações específicas de formação continuada de professores.

Na terceira etapa, após análise dos dados das entrevistas individuais e tabulação da pesquisa quantitativa, convidamos as organizações para conhecer e discutir os resultados em um seminário de análise.

OS RESULTADOS

  • 86 organizações respondentes e 100 programas citados
  • Mapeamento da abrangência,  modalidades, temas e os locais onde ocorrem as ações de formação, o que ajudou a refletir sobre possíveis formas de articulação para ampliar a abrangência e a eficácia das ações formativas
  • Ampliação do debate sobre o tema

O estudo pode ser acessado neste link:

https://www.cenpec.org.br/MapeamentoOSCs/