Instituto Floresta Viva

Instituição civil de direito privado sem fins lucrativos, com sede em Ilhéus e na Vila de Serra Grande, em Uruçuca, ambas na Bahia. Desenvolve ações pela preservação ambiental da Mata Atlântica, como a restauração florestal e a promoção de práticas socioeconômicas para o desenvolvimento sustentável nessas regiões.

O que fazemos:

Planejamento Estratégico e Assessoria Institucional

Público:

Equipe Instituto Floresta Viva

Local:

Serra Grande, Uruçuca, Bahia

Cliente:

Instituto Floresta Viva [inserir hyperlink http://www.florestaviva.org.br/]

Período:

2015-2016

 

O DESAFIO

Aos doze anos de atuação, ao identificar mudanças no cenário e novas oportunidades, o Instituto Floresta Viva percebeu que era necessário repensar seu posicionamento. Havia a possibilidade de ampliar o intercâmbio com instituições internacionais e abrir novas áreas de atuação. Era então preciso avaliar com maior amplitude e profundidade este cenário, para traçar novos objetivos estratégicos e estrutura organizacional.

A SOLUÇÃO

O processo foi conduzido em três etapas:

Diagnóstico

Imersão no IFV para melhor compreender sua história, identidade, governança, estratégias de ação, relacionamentos interinstitucionais e sustentabilidade financeira. O objetivo era identificar os desafios e potencialidades da organização para subsidiar o planejamento estratégico.

Oficina de planejamento institucional

Análise dos contextos interno e externo e, a partir desta leitura, construção de novas declarações institucionais de visão, missão, valores e áreas de atuação. Em seguida, definimos os objetivos estratégicos e as ações para os cinco anos seguintes.

Nova estrutura organizacional:

Com nossa facilitação e com base em sua nova visão estratégica, o IFV avaliou, discutiu e redesenhou seu organograma, cargos e funções a fim de viabilizar a realização dos objetivos estratégicos para o período de 2016 a 2020.

OS RESULTADOS

  • Nova estrutura organizacional e novos processos internos mais alinhados
  • Objetivos estratégicos estabelecidos com metas de curto, médio e longo prazos, com prioridades de ação
  • Novo desenho da equipe
  • Sentimento de pertencimento da equipe, reforçando a identidade da organização