Assessoria a doadores e fundações filantrópicas

Introdução ao Mundo Filantrópico

Fundo de investimento de uma família interessada em ingressar no campo filantrópico, apresentando a complexidade e as potencialidades da área tendo em mente o cenário brasileiro para o terceiro setor.

O que fazemos

Assessoria a doadores e fundações filantrópicas

Público

Indivíduos, famílias, fundos de investimento, fundações filantrópicas interessadas em aplicar recursos no terceiro setor

Local

Brasil

Cliente

BW Gestão de Investimento Family Office

Período

2015

 

O DESAFIO

O principal desafio do GIP foi no assessoramento aos envolvidos para compreensão sobre o universo do terceiro setor, facilitando a criação de novas instituições filantrópicas, além de contribuir para reflexão e discussão dos possíveis desenhos e características necessárias para o estabelecimento desse tipo de fundação no país.

A SOLUÇÃO

Apresentação de diferentes modelos institucionais, agências de fomento, fundações, organizações do terceiro setor (tanto brasileiras quanto internacionais), que trabalhavam em áreas correlatas à da nova instituição. Também promoveu encontros com principais stakeholders brasileiros para entender como uma instituição privada poderia melhor atender ao campo em que pretendia atuar.

OS RESULTADOS

Oficialmente lançado em março de 2017, o Serrapilheira atua a partir de chamadas públicas, na formação de jovens cientistas para a pesquisa científica de ponta e via incentivos de intercâmbios com outros países nas três principais áreas: Ciências Naturais (Ciências da Vida, Geociências, Física, Química), Ciência da Computação e Matemática.

Até 2018, o instituto já lançou duas chamadas públicas para projetos, sendo que a primeira contemplava 70 seed grants com um total de aporte de até 1 milhão de reais por três anos e a segunda contemplava o apoio a até 24 jovens pesquisadores, para o mesmo total de aporte de até 1 milhão de reais por três anos. O Serrapilheira também oferece apoio desvinculado das Chamadas Públicas a determinados projetos de pesquisa e de divulgação científica considerados relevantes, tendo até janeiro de 2019 apoiado sete frentes de pesquisa e oito frentes de divulgação científica.

O Ibirapitanga, criado em 2017, é uma instituição grantmaker e tem como objetivo investir em projetos de organizações da sociedade civil para promover e garantir direitos e fortalecer a democracia no Brasil. Atualmente, o Ibirapitanga atua em prol dos temas de igualdade racial e alimentação.

Até 2018, entre as atividades já desenvolvidas para o tema da equidade racial, o Ibirapitanga apoiou a construção do Fundo Baobá, programa em homenagem à vereadora Marielle Franco, que tem como objetivo incentivar e fortalecer o protagonismo político de mulheres negras. Com apoio da Fundação Ford, da Open Society Foundations e do próprio Ibirapitanga, o montante do fundo chegou a quase U$10 milhões com o match da Fundação Kellog.

imagem:

 Rua General Dionísio, 14, Humaitá – CEP: 22271-050 – RJ   –   +55 21 25516092  –  comunicacao@gip.net.br ​

Site projetado por Larissa Seibel  e Paula Araujo